Google+

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Escapadela de fim de semana a Milão

Milão é uma daquelas cidades que é ideal para uma escapadinha de fim de semana. É relativamente pequena pelo que se consegue percorrer em dois/três dias, tem bons locais para passear, história, cultura, moda e boa comida.

Recomendo no primeiro dia um passeio pelo centro da cidade. Dirija-se para a Piazza del Duomo e por aí prossiga conhecendo aquele que é um dos maiores  templos góticos do mundo. A vista através da Piazza é impressionante. Estamos frente a frente com uma impressionante fachada coroada por 135 pináculos e inúmeras estátuas e gárgulas. Atravessamos a praça e visitamos a impressionante catedral de Milão sem esquecer de admirar os grandiosos vitrais, a medonha pintura de S. Bartolomeu esfolado e segurando a sua pele e o altar-mor, debaixo do qual se abriga o tesouro.





Saímos para o sol da manhã e seguimos para o outro lado da praça, em direção ao Palazzo Reale, antiga residência dos soberanos de Milão. O sumptuoso palácio recebe agora o Museu della Reggia e diversas exposições. O palácio está situado à direita da fachada do Duomo, em posição oposta à famosa Galeria Vittorio Emanuele II para onde seguimos após o almoço.





Existem inúmeros restaurantes e cafés onde se podem provar algumas guloseimas ou pratos locais. Se o tempo estiver agradável escolham um com esplanada. É o local ideal para admirar o movimento da cidade e apreciar o seu estilo elegante e cosmopolita.

Depois do almoço seguimos para a sofisticada galeria comercial que abriga algumas das mais elegantes lojas e restaurantes italianos (incluindo um McDonals !!) e quando entramos pela imponente fachada somos de imediato atraídos para a enorme cúpula central, construída em metal e vidro. Deixa-nos quase sem fôlego dada a sua beleza e grandiosidade. Os pavimentos da Galeria são igualmente ricos e ornamentados, sendo uma das figuras famosa pela sorte que traz. Estamos a falar do touro do brasão de armas das três capitais do Reino de Itália (Turim, Florença e Roma)...não esquece de pisar os seus genitais para boa sorte.








Saímos pelas traseiras da Galeria e de imediato damos de caras com o Palazzo Marino e com o famoso Teatro alla Scala, uma das mais famosas salas de ópera do mundo, reconhecida não são pelas magníficas produções como por ter o maior palco da Europa. Por aqui passaram óperas de Richard Wagner, Puccini, Umberto Giordano, Richard Strauss, Igor Stravinski, Claude Debussy, e grandes interpretes como Maria Callas.





Terminamos o dia com um passeio pelo famoso Quadrilatero della Moda que junta as Via Manzoni, Via della Spiga, Via Montenapoleone e Via Sant'Andrea, onde se localizam as melhores lojas de luxo de marcas internacionais. Deixe-se tentar pelas lojas de alta-costura...

Guardamos o segundo dia para um passeio para além da cidade. De comboio ou alugando um carro é possível chegar até ao Lago Como, a norte de Milão. O Lago tem uma curiosa forma de Y invertido e está envolvido por uma idílica paisagem de montanhas e é o local ideal para descansar, passear (e conhecer a pequena cidade que lhe dá nome), comer uma boa refeição.





E já que andamos por fora da cidade sugiro ainda uma passagem pela Igreja de Santa Maria delle Grazie, a sudoeste do Centro da cidade. O que tem de especial esta igreja que justifique o desvio? Bem, é aqui que repousa uma das mais célebres obras-primas de Leonardo da Vinci, a Ultima Ceia, que foi pintada na parede do refeitório do convento. Mas só faça este desvio se conseguiu antecipadamente garantir os bilhetes para entrar na Igreja. A entrada é altamente controlada e só pequenos grupos entram de cada vez, ficando apenas por breves minutos.




Para fechar a ultima noite recomendamos um passeio até à Piazza do Duomo para um cappucino e apreciar os vitrais e a fachada da Catedral iluminadas. É um espetáculo que não vai querer deixar de admirar pela sua pela beleza.



Para o terceiro dia guardamos o Castello Sforzesco, uma construção austera com inúmeros e agradáveis pátios interiores. Foi construído Francesco Sforza sobre restos duma fortificação anterior da família Visconti. Sugiro entrada pela frente do castelo onde podemos admirar a Torre del Filarete, No seu interior podemos conhecer a Torre de Bona di Savoia, a Ponticella de Ludovico il Moro, o jardim, a grande fonte, entre diversas outras passagens, valas e pontes. Terminamos numa enorme praça, na saída para a Via Gadio onde damos de caras com o parque Sempione.








E já que por aqui estamos, e estando bom tempo, recomendo comprar alguma coisa para comer nas imediações e levar para este pulmão verde da cidade. Sendo domingo é o dia ideal para fazer um pic nic pelo parque e admirar a calma e tranquilidade dos milaneses que por aqui se estendem a aproveitar o dia de descanso. Seja a ler um livro, a trabalhar, a fazer yoga, a dormir, a comer, sozinhos, em casais ou em família, este é um ponto de passagem.







Almocem, descansem (que tal uma sesta à sombra de uma árvore?), comentem as emoções dos últimos dias antes de embarcarem de regresso a casa. É o melhor ponto final para um fim de semana em cheio.

Como ir e onde ficar: para Milão ainda se conseguem bilhetes de avião baratos e hotéis acessíveis a todas as bolsas. E como a cidade é relativamente pequena, mesmo os hotéis fora do centro ficam a apenas uns minutos da principais atrações.


Sem comentários:

Enviar um comentário