Google+

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O outro lado de Ibiza

Eivissa ou Ibiza é mundialmente conhecida pelas suas praias de águas azuis turquesa, baías escondidas e, claro, pela vida noturna.

No entanto, existe toda uma Ibiza desconhecida para lá do glamour das festas e dos iates luxuosos, uma Ibiza com um forte património cultural e riquezas naturais únicas.

Partimos assim à descoberta de algumas das suas riquezas...

Começamos por Vara de Rey um amplo passeio pedonal no coração da cidade, rodeado por maravilhosos edifícios coloniais, como o Hotel Montesol, o La Mutual e a Casa Matutes. É o local ideal para sentir a Cidade, tomar una copa e apreciar a vida que passa em volta uma vez que por aqui se concentram inúmeras lojas locais e internacionais, feiras, restaurantes e cafés, atraindo locais e turistas.





A zona do Porto é das mais animadas. Durante o dia tem diversos cafés e mercadillos, o movimento de barcos indo e vindo dos mais diversos destinos e as partidas e chegadas de luxuosos iates, que dão cor e animação a esta zona.





Durante a noite é aqui que se concentra grande parte da animação da cidade com inúmeros bares e é por aqui que passam as paradas das discotecas com os seus exuberantes figurantes, que animam as ruas de Ibiza. As lojas também estão abertas até tarde e com atenção e possível encontrar algumas peças interessantes de artesanato local, bem como os mais diferentes produtos e recuerdos.

Esta zona é vigiada do alto pelas muralhas e monumentos da cidade velha e pela estátua de um marinheiro ao leme, homenagem às gentes do mar.






Dalt Vila ou Cidade Alta é a chamada zona velha e está localizada numa encosta à beira mar com uma vista privilegiada da cidade. Foi declarada Património da Humanidade da UNESCO por ser a fortaleza costeira mais bem preservada do mediterrâneo. As vistas lá de cima, das muralhas e dos diversos baluartes, é deslumbrante e permite-nos descobrir os diversos ângulos de Ibiza. Justifica, sem dúvida, a subida.






As suas muralhas albergam 2.500 anos de história, diversos baluartes que em tempos garantiam a defesa da cidade, a Catedral dedicada a Nossa Senhora das Neves, patrona de Ibiza, o Museu Arqueológico, com memórias importantes da época em que Cartago dominava o Mediterrâneo, a Igreja de Santo Domingo, entre outros pontos de interesse. Recomendo uma visita logo pela manhã quando está mais fresco e é mais agradável deambular pelas estreitas ruas desertas.






 







Saindo do Castelo recomendo uma visita à necrópole de Puig des Molins onde poderá apreciar antigas tumbas púnicas e uma das melhores coleções de peças púnicas do mundo. Esta necrópole data do século VII altura em que os fenícios fundaram a cidade








Fora da Cidade


Parque Natural de Ses Salines
Os lagos salobros são um importante habitat selvagem e um exemplo único de biodiversidade. O território da reserva ocupa cerca de 3.000 hectares terrestres e 13.000 marinhos. É explorado desde 600 a. C. e durante muitos anos o sal foi o principal recurso de Ibiza, fundamental para a sobrevivência da sua economia. Ses Salines foi declarado Parque Natural em 2001.  









Sa Caleta
Sa Caleta é uma exploração Fenícia que mostra um pouco da presença deste povo em Ibiza em 650 a.c. É uma pequena povação com os edifícios em pedra.






Santa Eulália des Riu 
A segunda maior cidade da ilha é um pequeno centro urbano atravessado por uma ampla avenida pedonal, Calle San Jaime e com um passeio marítimo repletos de lojas e restaurantes. O ponto de partida para conhecer esta cidade é a sua Câmara Municipal localizada na Plaça d’ Espanya, um dos últimos e mais imponente edifícios históricos de Santa Eulalia e que reflete a arquitetura típica da época colonial.










Santa Eulália des Riu é uma cidade encantadora virada para o mar e guardada pela sua igreja Fortifica do século XVII. A Igreja Paroquial de Santa Eulália está localizada no monte denominado Puig de Missa, localizado a 52 metros de altura acima do nível do mar. A subida é feita em espiral pelo monte mas a vista do topo justifica o esforço. Esta fortaleza foi construída no século XVI para proteger os habitantes da cidade dos ataques piratas.





Muito ficou por ver e por visitar, nomeadamente da Ibiza rural que se estende para o interior da ilha mas a juntar às visitas a Ibiza, Santa Eulália, Formentera e aos mercados hippies (que darei a conhecer em futuros post) e em aproveitar a praia, assim que passou o tempo disponível. Mas ficou definitivamente a vontade de regressar.

Como ir e onde ficar: Existem voos regulares para Ibiza de diversas companhias e muitos hotéis costeiros com preço bastante acessíveis. Quem for à procura de uma experiência mais calma recomendo ficar fora dos principais centros urbanos (Ibiza, Santa Eulália e Santo António) e procurar uma das muitas Callas que existem em redor da ilha

Para se deslocar: existem diversas hipóteses desde o aluguer de carro, moto, bicicleta e moto4 mas o sistema de transportes (camionetas) funciona de forma muito eficaz, com ligações por toda a ilha (tendo apenas que se fazer os respetivos transbordos conforme o destino), incluindo pela noite fora. Existem também os barcos que fazem ligação por diversos pontos da ilha e para quem não enjoa são uma hipótese muito agradável.



Sem comentários:

Enviar um comentário