Google+

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Ibiza Hippy

Além das praias e da vida noturna, Ibiza é também conhecida por ter uma forte comunidade hippy cujos mercados decorrem um pouco por toda a Ilha.

Reza a lenda que os primeiros visitantes europeus de Ibiza chegaram por altura dos anos 1930, atraídos pelas liberdade e pelas paisagens naturais mas foi nos anos 1960 que chegaram os primeiros hippys, desencantados com o estado do mundo pós II Guerra Mundial. As comunidades instalaram-se um pouco por toda a ilha, dando uma nova vida a uma terra até então bucólica e pachorrenta.

Foram estas "Tribos" que deram origem a alguns dos mais emblemáticos mercados locais que passamos agora a conhecer.


Punta Arabí

Este é o maior mercado ‘hippy’ de Ibiza, com mais de 400 bancas e fica localizado na zona de Es Canar. Aqui pode encontrar-se artesanato local, moda, roupa dos mais diversos estilos, sapatos, bijutaria, brinquedos e recuerdos originais. O Mercado tem ainda diversos restaurantes e uma tenda com musica ao vivo.

É um mercado cheio de vida, de cores e de cheiros por onde nos perdemos, divagando pelas diversas banca procurando nada especial mas não resistindo a tocar nos lenços, nos anéis e pulseiras, nas saias, nos sabonetes e peças de barro, enfim sentido tudo com a ponta dos dedos. Tem lugar todas as quartas-feiras.










Las Dalias

É um dos mais míticos mercados hippys de Ibiza e foi o que mais gostei de visitar, pelas peças únicas que por ali se encontram, pela sua organização desorganizada e pelos cantos e recantos que a cada esquina provocam uma surpresa. Este mercado acontece todos os sábados, perto de Santa Eulália e tem ambiente festivo e muito exótico. Muitas das peças aqui vendidas são de produção artesanal, feita à mão pelos srs hippys, e é o local ideal para encontrar as típicas peças de roupa branca de Ibiza (Adlib). No entanto confesso que os dois locais que mais me encantaram foram o carrossel manual (ou neste caso a pedal) e a zona infantil. Ambos únicos e deliciosos. Aqui também podem ser encontrados vários bares/restaurantes com sumos.









Existem depois diversas declinações destes mercados que podem ser encontrados em dias específicos em diferentes pontos da ilha como Ibiza, Cala Llonga, etc. É só estar atento e deixar-se seduzir por este comunidade tão especial que parece não ter mudado quase nada desde os anos 1960.

Sem comentários:

Enviar um comentário