Google+

terça-feira, 1 de abril de 2014

Porque é Budapeste a mais grandiosa cidade europeia?

Budapeste foi uma das cidades que mais me impressionou pela grandiosidade dos seus monumentos e arquitetura. Quase tudo por aqui nos faz sentir pequenos e esmagados pelas dimensões


Parlamento Húngaro 
É um dos maiores e mais belos parlamentos do mundo. Quando foi inaugurado em 1920 depois de 20 anos de construção era o maior do mundo. Tem mais de 690 quartos e alberga as jóias da coroa.





Basílica Santo Estêvão
É a maior igreja de Budapeste e vê-se de qualquer ponto da cidade. A sua cúpula de 96 m é da mesma altura que a do Parlamento.






Igreja Matias
A igreja oficial da Coroação dos réis húngaros é para lá de impressionante com o seu pináculo a apontar orgulhosamente para o céu e o seu telhado multicolor.





Castelo de Buda
A cidade medieval de Buda cresceu em volta do seu Castelo e é considerada Património Mundial da UNESCO. O Castelo foi erigido numa colina de onde é possível admirar toda a cidade.






Ponte das Correntes
Foi a primeira a ligar Buda a Peste e é atualmente uma das bonitas pontes da cidade, tendo sido totalmente reconstruída pós II Guerra Mundial.





Bastião dos Pescadores
Construído no século XIX para celebrar mais um aniversário da fundação da Hungria este monumento localizado na colina do Castelo, proporciona uma das mais espetaculares vistas da cidade e do rio. As suas 7 torres representam as 7 tribos Magyar que fundaram a nação.





Praça dos Heróis
Esta magnífica praça é Património Mundial da UNESCO. Aqui podemos encontrar o Museu das Belas Artes, o Palácio da arte e o glorioso Monumento ao Milénio, uma imponente peça que domina o centro da praça e que termina com uma estátua do Arcanjo Gabriel.




Ópera
Mais um exemplo da grandiosidade da cidade, foi construída para fazer sombra à conceituada opera de Viena.  




Gellert Hotel & Spa
É a mais reconhecida estância balnear de Budapeste, local ideal para desfrutar das quentes e terapêuticas aguas da Cidade. A sua piscina é das mais grandiosas, espelho da arquitectura local, e das mais frequentadas.





Colina Gellért
Com 140 m de altura a Colina Gellért é o melhor local para apreciar as vistas da cidade. A sua encosta abriga a Igreja da Gruta, uma das mais singulares que já visitei, o Monumento a Gellért, majestoso na sua posição soberana. No cimo do monte, de braços abertos, encontramos o Monumento à Libertação, peça que sobreviveu aos tempos comunistas. 





Grande Sinagoga
Mais uma vez as palavras não chegam para descrever a grandiosidade desta que é a maior sinagoga da Europa e a segunda maior do mundo.





Mercado Central
É o maior mercado de Budapeste e por aqui podemos encontrar para além dos normais frutas e legumes, os tradicionais salames picantes, de todos os tamanhos. No segundo piso são vendidas peças de artesanato local. 







Espreite ainda:

Praga, Viena e Budapeste...alguma dicas

2 comentários: