Google+

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cruzeiro pelo Sena à descoberta de Paris

O recente passeio pelas margens do Danúbio trouxe-me à memória outro passeio ribeirinho absolutamente delicioso que fiz...o cruzeiro feito no Sena, em Paris, nos típicos Bateaux Mouches. Este passeio leva-nos a conhecer alguns dos principais motivos de orgulho parisienses e dá-nos uma outra visão da cidade.



O ponto de partida é na Ponte de l'Alma e o percurso vai até à ilha Saint Louis onde dá a volta, passando pela torre Eiffel até voltar ao ponto de partida. Pelo caminho passamos pela histórica Place de la Concorde, praça que marca o início dos Champs Elysses, essa que é uma das mais grandiosas avenidas da Europa.



Seguimos depois para o maior Museu do Mundo, o Louvre, onde se pode vislumbrar o esplendor e as dimensões do edifício, e para a Câmara Municipal de Paris, conhecida por Hôtel de Ville (trés chique).




Viajamos agora em direção à Ilha da Cidade onde podemos contemplar edifícios históricos como o Palais de Justice, edifício onde hoje ficam a magistratura e os tribunais franceses, o Conciergerie, a antiga prisão que albergou Maria Antonieta antes da sua decapitação e actualmente a residência da guarda, Sainte Chapelle, uma obra-prima medieval cujos imponentes vitrais de 15 metros de altura me deixaram completamente esmagada (quem faz estas coisas tão absolutamente maravilhosas tem, de certeza, um lugar VIP no céu).


Conciergerie

Sainte Chapelle

Palais de Justice

Antes de seguirmos viagem, contornando a ilha Ste-Louis, passamos também por aquela que é para mim uma das mais espetaculares igrejas que já visitei...Notre Dame. Não sei se é a trágica história do corcunda ou se é por ter aquelas tristes gárgulas lá no topo, sujeitas a todas as intempéries, a verdade é que esta Catedral exerce um enorme fascínio sobre a minha pessoa. Não foi à toda que levou perto de 200 anos a ser construída...é fabulosa! Começando na sua fachada com as cenas bíblicas, passando pelas duas Torres de 69 metros de altura, onde a vista sobre Paris nos faz esquecer os mais de 380 degraus que são precisos subir, e pelas grandiosas Rosáceas com coloridos vitrais, e pela flecha de 90 metros que aponta diretamente para o Criador, e pelos arcobotantes que sustentam fachada oriental...todos estes elementos fazem de Notre Dame um lugar magico para se visitar e descobrir com calma e paciência.





Prosseguimos agora rio acima em direção à mais famosaTorre da cidade das luzes, passando "à porta" do Museu D'Orsay (adoro, adoro, adoro este museu), outra obra deliciosa construída a partir da reconversão de uma estação de comboio, e pelo Hôtel des Invalides, o edifício que alberga os restos mortais de Napoleão.


Museu D'Orsay
Hôtel des Invalides


Chegamos finalmente à Torre Eiffel,  e que bom local é este barco para fotografar aquele que é um dos maiores símbolos de Paris. A vista do rio dá-lhe ainda mais alma e personalidade, percebendo-se claramente o quanto é delicada e...alta. Os números que a sustentam são tão impressionantes como o seu aspeto: 320 metros de altura, 10.100 toneladas, 2,5 milhões de rebites, 18.000 pecas de metal e um sistema de iluminação de 292.000 watts.Verdadeiramente monumental.





Estamos mesmo a chegar ao fim do nosso passeio...o Bateaux dá agora a volta em direcão ao cais onde embarcamos. Ficamos com uma sensação de desconsolo...mas já terminou? A voltinha demora cerca de uma hora e é deliciosa, deixando-nos com água na boca para continuar a descobrir esta cidade que tanto tem para oferecer e descobrir.

Sem comentários:

Enviar um comentário