Google+

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Menorca

Terra das famosas Menorquinas, as "chinelas" de pele usadas pela família real, ou pelo menos pelas belas princezinhas e pela Reina, Menorca é um pequeno paraíso a menos de 2 horas de avião de Lisboa.

   


As férias que lá passamos foram absolutamente deliciosas...tudo correu bem, o hotel era amoroso, a pequena praia onde ficamos era excelente, a areia fina, a agua do mar quentinha, a beleza da ilha, a comida que era deliciosa, o sossego. O nosso Hotel - Club Hotel Aguamarina - tinha uma vista soberba sobre a Baía Arenal d'en Castell e era extremamente simpático. Tinha ainda três boas piscinas, uma das quais com escorregas, um jacuzzi, bares, animação, boa comida, lojas, mini-mercado e, em especial, bom ar.








A praia....o que dizer da praia? Aqui confesso que me faltam os adjetivos e as fotos acabam por preencher os espaços em branco das palavras que me faltam. Tinha uma água azul, translúcida e tépida. Podia passar lá o dia todo sem me fartar. Viam-se peixes de todas as formas e cores e o azul era tão profundo que nos envolvia numa paz e numa calma maravilhosas. É já referi que a água era quente? Mesmo, mesmo quente?





Menorca tem apenas 53 km de comprimento e é a mais calma das ilhas Baleares mas é farta em paisagens idílicas e praias de conto de fadas, onde muitas vezes só se chega de barco. A sua capital, Maó, tem uma calma e uma tranquilidade quase palpáveis. É como se soubesse que é bonita e apreciada e estivesse só ali para ser apreciada e admirada. É muito pitoresca, talvez pelas marcas coloniais que ainda se encontram por toda a cidade. Pessoalmente achei que tem uma bonita luz natural, muito luminosa e alegre, vistas maravilhosas e um ar saudável. Qualquer foto aqui tirada dará certamente um belo postal.

Porto de Maó
Igreja de Santa Maria









Para conhecer esta pequena ilha a melhor opção é mesmo "apanhar" um barco e partir à descoberta. De barco é possível perceber porque é que Menorca foi considerada "Reserva da Biosfera" pela Unesco. A costa é quase toda rochosa e de ar selvagem, quase sem vestígios da mão humana. Os seus recortes parecem feitos por uma mão conhecedora, tal o grau de detalhe e a perfeição. São visíveis algumas grutas "secretas", praias e baías de tamanhos muito diversos, que espreitam a cada contorno mais sinuoso por onde passamos.


 













Definitivamente o que me mais me marcou nesta aventura foram as praias. Nos seus apenas 53 km de cumprimento Menorca consegue incluir perto de 50 praias, sendo que as melhores se encontram no sul da ilha. Praias como a Arenal de Son Saura, cuja água quente e razinha nos deixou altamente maravilhados, ou como a Cala En Turqueta, pequenina mas tão simpática e acolhedora saída do interior de uma mata frondosa, ou como a Cala San Bosch, a Macarella e a Macarelleta, todas com personalidades fortes e belezas singulares.

Cala En Turqueta



Arenal de Son Saura
Arenal de Son Saura

São praias de águas tão azuis e areias tão brancas e finas que custa a acreditar que não estamos num sonho. Algumas parecem sair do meio de luxoriosas florestas e zonas desérticas e só com esforço e algumas horas de caminho, muito dele feito a pé, podem ser alcançadas.



 Menorca é um pequeno paraíso aqui mesmo ao lado. Tem sol, calor, excelentes praias, boa comida, grandes paisagens e sobretudo muita tranquilidade. É o destino de férias ideal para quem quer apenas descansar e fugir do trânsito do IC19 e da loucura do trabalho. É aquele destino de férias que nos deixa sempre uma enorme vontade de lá voltar e que se torna nosso amigo para o resto da vida.

Deixo apenas uma recomendação para o veraneante mais distraído...usar e abusar do protetor solar, sem deixar escapar nenhuma parte do corpo, ok? If you know what I mean...


1 comentário:

  1. Já estive em Menorca três vezes...costumo dizer que são as Caraíbas à porta da Europa...adoro, adoro, adoro...
    Espero repetir muitas mais vezes...que saudades me deu ao ver estas imagens..

    ResponderEliminar